Você sabe harmonizar cerveja com comida? Você com certeza já percebeu que o paladar evolui com o passar dos anos. Conforme experimentamos novos sabores, cometemos erros e acertos – se é que podemos falar assim da gastronomia – a fim de descobrir o que é mais agradável.

A harmonização entre alimentos e bebidas segue algumas orientações que não são exatamente regras. São apenas sugestões para que os tons mais característicos da composição de cada item não seja sobreposto por outro.

Harmonizar cerveja com comida significa o contrário: a ideia é que a característica de cada alimento seja acentuada por outro. O exemplo clássico é a combinação entre cerveja Pilsen e a comida de boteco, por exemplo.

Para saber como harmonizar cerveja com comida, é preciso entender o básico sobre os tipos de cerveja.

Tipos de cerveja e harmonização

Harmonizar cerveja com comida é possível seguindo três linhas de combinação:

  • Contraste – as diferenças entre a cerveja e a comida realçam as principais características de ambos;
  • Semelhança – as características em comum são acentuadas quando combinadas;
  • Corte – quando a bebida é usada para limpar o paladar, cortando algum componente da comida. Exemplo: gordura.

O objetivo quase sempre é encontrar um equilíbrio entre os elementos, para que nenhum se sobressaia, tornando o outro um coadjuvante ao paladar.

Harmonizando com cerveja pilsen

A cerveja Pilsen é uma bebida clara e leve. Isso significa que ela pede pratos que também tenham cor clara e sejam leves. Quando é consumida com pratos picantes ou com sabores fortes em geral, o sabor da cerveja é desfavorecido.

A cerveja Pilsen é a companheira ideal para o happy hour em um boteco. Harmonize com pastéis, croquetes e outros salgados de tons leves. Também vai muito bem como uma entrada, harmonizando com saladas, frutos do mar, queijo branco e sementes oleaginosas.

Veja nossas ofertas!

Produtos veganos, vegetarianos, e toda uma variedade com sofisticação e preços baixos. Veja as nossas ofertas dessa semana:

Harmonizando com cerveja Weiss

A principal característica da cerveja Weiss é a presença do trigo na sua composição. Sua acidez permite harmonização com diferentes tipos de alimentos, de tonalidades mais suaves ou marcantes.

Harmonize a cerveja Weiss com pratos mais leves, como saladas especiais. Vale também a combinação com os peixes da culinária japonesa ou queijos de sabor peculiar, como o queijo de cabra.

Quem ama comida apimentada deve experimentar a harmonização da culinária mexicana com a cerveja Weiss. Excelente opção para acompanhar tacos ou chilli, graças ao seu amargor e à sua carbonatação responsáveis por suavizar os impactos da pimenta no paladar.

Harmonizando com cerveja Lagger

Tipo de cerveja intermediária entre a pilsen e a weiss, a Lagger mostra um equilíbrio entre o lúpulo e o malte. Seu teor alcoólico mais baixo permite harmonização com pratos que pedem paladar limpo.

Recomendamos combinar a cerveja Lagger com carnes ou hambúrgueres grelhados, salsichas diferentes ou frangos temperados apenas no sal, sem molhos pesados.

Siga nossas redes sociais!

Siga nossas redes sociais e saiba de todas as nossas novidades e promoções.

Harmonizando com IPA

As cervejas Indie Pale Ale – IPA são um fenômeno de sucesso no Brasil devido à combinação única que oferecem com a nossa culinária repleta de alimentos gordurosos. As IPA vão bem com carnes assadas, iscas de picanha e costelinhas.

O motivo disso é o lúpulo fortemente concentrado nessa cerveja, ajudando a limpar o paladar. Combinam, ainda, com hambúrgueres gourmet que levam molhos fortes e bacon, pizzas recheadas com calabresa ou quatro-queijos, risotos e carnes brancas com molhos fortes como o frango ao curry.

Esperamos ter tirado as suas dúvidas sobre como harmonizar cerveja com comida. Se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando nosso blog para saber ainda mais sobre essas combinações. Lembre-se que no Meschke você encontra cervejas de diversos rótulos, tipos e origens. Conheça nossas lojas!