Beber um bom vinho já é uma delícia, mas é melhor ainda quando ele acompanha uma boa comida. Mas quem nunca ficou em dúvida de qual vinho escolher para acompanhar aquele prato especial? Harmonizar o vinho com a comida é uma arte, e uma forma de aproveitar o melhor que cada um pode oferecer. É algo que precisa ser aperfeiçoado cada vez mais, mas com alguns poucos cuidados e atenção já são capazes de transformar a experiência surpreendente.

Ao interagirem, a composição dos alimentos e dos vinhos podem causar reações agradáveis ou não. O objetivo da harmonização é equilibrar as características de ambos, completando suas qualidades e elevando nível da experiência em termos de aromas, sabores e texturas. Os mais experientes sugerem algumas regras, porém elas não precisam ser totalmente seguidas. Há uma liberdade para criar novas combinações. Além de que a melhor harmonização sempre será a que mais agradar o seu paladar.

Dica geral

Normalmente, se fala que os peixes harmonizam melhor com vinhos brancos; as aves com brancos, rosés ou tintos leves; e carnes vermelhas e/ou fortes com tintos. Quando as carnes brancas são preparadas com molho, o vinho deve harmonizar com ele, por exemplo, molhos ácidos ou cítricos harmonizam bem com vinho também ácidos, podendo ser tintos ou brancos.

Aperitivos

Veja nossas ofertas!

Temos uma variedade de produtos com sofisticação e preços baixos. Veja as nossas ofertas dessa semana:
No momento inicial da refeição, geralmente se serve pequenas porções de comidas. No Brasil, é comum servir queijos, embutidos, patês, amendoins, amêndoas e outras castanhas. São muitas opções e o melhor é escolher vinhos “coringas”, como espumante (cava, champagne ou prosecco) ou vinho branco, especialmente o Sauvignon Blanc. Os vinhos tintos também podem ser servidos com embutidos, como salame, salsichas e presunto cru, mas é melhor escolher o tintos leves, como Pinot Noir, Beaujolais e Valpolicella.

Prato Principal

São inúmeras as opções e a criatividade ajuda muito. A grande diversidade de ingredientes, sabores e aromas faz com que a escolha do vinho varie de acordo com os ingredientes escolhidos para a receita. Podem ser seguidas as regras gerais ou experimentar novas combinações. O legal é ousar e descobrir qual harmonização combina mais com o seu paladar.

Sobremesa

Siga nossas redes sociais!

Siga nossas redes sociais e saiba de todas as nossas novidades e promoções.
Para finalizar o cardápio, sirva uma sobremesa acompanhada de vinho do porto ou de vinhos brancos doces, como moscato e riesling.

Encontre os melhores vinhos

O Supermercado Meschke reúne em sua adega rótulos de diferentes regiões do mundo. Vinhos nacionais e internacionais para apreciar, presentear e harmonizar com todos os tipos de comidas. Oferecemos rótulos para todos os gosto e paladares. Seja você um consumidor casual ou um especialista em harmonização, o vinho que você procura está no Meschke! E toda quinta é dia do vinho no Meschke, aproveite!